Várias são as indicações de técnicas de medicina nuclear no campo da gastroenterologia. Dentre elas, podemos citar a cintilografia do fígado e das vias biliares com DISIDA (um análogo da bilirrubina), indicada na suspeita de colecistites agudas, atresias, fístulas, e em pacientes transplantados.
A cintilografia hepato-esplênica com radiocolóide (fitato) nos permite avaliar várias patologias do fígado: cirrose hepática, esteatoses, metástases hepáticas, tumores primários de fígado, assim como a presença de nódulos hepáticos. A marcação do fígado, neste caso, é realizada via SRE. Ainda na avaliação do fígado está disponível a cintilografia com hemácias marcadas, indicada para diagnóstico diferencial de hemangiomas e lesões hipovasculares.
A cintilografia de glândulas salivares é utilizada para avaliar pacientes com xerostomia e tumores parotídeos.
Cintilografia para pesquisa de refluxo gastro-esofágico é realizada com sólidos e líquidos, permitindo a documentação da ocorrência de refluxo. Também pode ser realizada a medição do tempo de esvaziamento gástrico, assim como a pesquisa de aspiração pulmonar.
Cintilografia com hemácias marcadas para confirmar e localizar hemorragia digestiva ativa ou intermitente é outra indicação de interesse na especialidade.
Clique em um dos links abaixo para obter mais informações sobre os exames:
Endereço
Rua João Cechinel, 352
Sala 01 - 1º andar
Bairro Centro
Criciúma - SC
CEP: 88811-500
Telefone
(48) 3437-4093
Whatsapp
(48) 3437-4093